sexta-feira, 27 de maio de 2011

Clube dos Anjos - Luiz Fernando Veríssimo

"Enredo

O clube dos anjos é um livro onde a gula, um pecado capital, e a euforia do homem é relacionada de tal forma que podemos notar o desejo da fome. O livro conta a história de dez homens que, em uma tradição, reunem-se há 21 anos. Tudo começa com uma pequena reunião no "Alberi" e depois passam a freqüentar lugares de melhor qualidade tanto em ambiente quanto na comida. Quem conta toda a história é Daniel, que cita os dez amigos que fazem parte do "Clube do Picadinho". Ao conhecer Lucidio, um rapaz misterioso que cozinha muito bem, Daniel resolve fazer um jantar como nos velhos tempos, afinal, depois da morte do líder dos integrantes, Ramos, o clube nunca mais foi o mesmo.
Ao longo do livro, ele contará sobre a gula e a euforia que cada um dos integrantes desse grupo têm pela a comida. Todos (com exceção de Daniel) morrem, pois preferem prestigiar e saborear as delícias feitas por Lucídio à permanecerem vivos."
 Fonte: wikipedia

O que eu achei de mais intrigante nesse livro foi o fato de que as personagens, mesmo sabendo que iam morrer, pois, o cardápio do dia era simplesmente o favorito de cada uma, aceitavam o destino em prol do prazer indiscritível de comer o prato predileto, apesar de o mesmo estar envenenado.
Algo semelhante ocorre com os leitores, os quais conseguem entender o segredo da trama sem muita dificuldade e mesmo assim seguem a leitura até o fim, apesar de o desfecho ser óbvio.
Em certos momentos, há o uso de palavras de baixo calão, mas que não atrapalham o desenrolar da história, afinal, como o próprio autor, ironicamente, convida, o leitor pode ler o final da história quando quiser.
Bom livro, mas eu esperava algo a mais, que eu sabia que não viria, mas mesmo assim li até o final.
Talvez tenha algo subentendido no livro, e nada seja óbvio... Lucídio sendo o tinhoso castigando esses meros mortais gulosos (viajei legal).
Não vou revelar meu prato predileto por questões de segurança...

Nenhum comentário:

Postar um comentário