quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estude primeiro, aprenda depois

Em um dos meus muitos devaneios dentro do ônibus, me veio à mente, um velho dito: "O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário". Pois bem, depois de refletir um pouco, pensei em algo bem parecido e que pode ser aplicado na vida estudantil: "O único lugar em que o aprendizado vem antes do estudo, também é no dicionário."
Alguns devem estar discordando da segunda afirmativa, uma vez que acreditam que após o aprendizado tem-se o estudo e, inclusive, aplicam essa técnica em seu cotidiano. Apenas aguardam que o conteúdo as seja apresentado e, em seguida, estudam os ensinamentos que foram transmitidos pelo professor, no entanto, não tem em mente que nem sempre haverá o professor. Caso sigam seus ideais, alguns conhecimentos serão impossíveis de serem alcançados por essas pessoas, pois ninguém as passou o ensinamento.
Outro argumento bem interessante que poderia ser apresentado a fim de mostrar que o propósito do presente texto está incorreto seria o de que algumas pessoas são auto-didatas, logo, não precisam de tutor, ou seja, aprendem primeiro sozinhas e depois estudam. Porém, o que elas fazem é justamente o contrário: estudam sozinhas para depois aprender, poderia até me arriscar a dizer: apreender o conhecimento.
Pois bem, visto que o estudo precede o aprendizado, pode-se exemplificar tal processo através de uma aula de Biologia sobre vírus: alguns alunos (a maioria, infelizmente) aguardaria ansiosa que o professor as mostrasse o que é um vírus e gastaria praticamente todo o tempo da aula apenas nesse nível básico de conhecimento. Contudo, outros alunos, que, porventura, haviam estudado sobre o assunto antes, perguntariam a respeito das características que os diferenciam das bactérias. Dessa maneira, uma só aula teria um nível bem mais aprofundado e desafiador tanto para o discente quanto para o docente.
Por isso, o hábito de estudar antes de receber o conteúdo é de suma importância no processo de aquisição de conhecimento e contribui, de forna surpreendente, para um bom rendimento acadêmico. Além disso, em uma mudança no comportamento: passando do passivo (que apenas recebe o conhecimento) para o ativo (que aprende valendo-se, principalmente, do conhecimento pré-adquirido em estudos).
É importante ressaltar que é de interesse da maioria (se não todas) das empresas a contratação de profissionais com o perfil ativo. Por isso, estude primeiro e aprenda depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário