quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Como melhorar meu cérebro

Dando continuidade ao post anterior, temos o resultado apresentado para mim sobre como posso melhorar o meu cérebro:

  • Consumir alimentos que contêm antioxidantes;
  • Praticar regularmente atividades físicas e aeróbicas;
  • Evitar eventos estressates;
  • Aceitar novos desafios;
  • Treinar o cérebro por meio de jogos e outras ferramentas.
  • Arrumar uma namorada  (a mais legal nem apareceu...)








"Os grandes acontecimentos do mundo tem lugar no cérebro"
Oscar  Wilde

ANTIOXIDANTES
Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres. O termo antioxidante significa "que impede a oxidação de outras substâncias químicas", que ocorrem nas reações metabólicas ou por fatores exógenos como as radiações ionizantes.


Obtemos os antioxidantes pelos alimentos, sendo encontrados na sua maioria nos vegetais, o que explica parte das ações saudáveis que as frutas, legumes, hortaliças e cereais integrais exercem sobre o nosso organismo.


Nos últimos anos, foram investigados os efeitos dos antioxidantes em relação às enfermidades, principalmente nos países desenvolvidos do ocidente. As pesquisas tentam explicar os benefícios dos antioxidantes nas enfermidades cardiovasculares, em numerosos tipos de câncer, na AIDS e em processos associados com o envelhecimento, como das cataratas , Doença de Alzheimer e outras alterações do sistema nervoso.




Alguns estudos epidemiológicos sugerem que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes diminui o risco de certas enfermidades, modifica o deterioramento normal do envelhecimento e está associada a ampliação do tempo de vida, porque os antioxidantes reduziriam ou impediriam a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento.
Há campanhas que defendem e divulgam o consumo de antioxidantes por meio dos alimentos que os contenham na forma natural, e consideram inconveniente a ingestão de suplementos porque se desconhece, até ao momento, as doses adequadas. Uma alimentação variada e equilibrada como a dieta mediterrânea deveria ser capaz de suprir as necessidades.


FONTE: wikipedia (pra variar...)




Nenhum comentário:

Postar um comentário